domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vice-campeão da Taça Guanabara

Regularidade não vence mata-mata. O Fluminense fez sua melhor partida no ano, com Deco e Thiago Neves acertando quase tudo o que tentavam. O Vasco, que não fez seu pior jogo nessa temporada, foi prejudicado por falhas individuais. Fellipe Bastos não sabe cercar, marcar e roubar bolas. Onde deveria estar, o adversário encontrava os espaços. Fágner, cogitado para ser convocado pela seleção, não pode cometer uma falta tão infantil dentro da área, sem ser um perigo concreto de gol. Pênalti. 1 a 0 Flu. Espaços para jogadores do calibre de Deco, Fred e Thiago Neves são fatais. 2 a 0 Flu, em jogada de craque, perspicácia e total lucidez do luso-brasileiro. Falha de marcação, que deixou o meia levantar a cabeça, idealizar e concretizar a pintura. Erro também de Fernando Prass (esse, com créditos de sobra para tanto). 

Cristóvão Borges peca - e não é de hoje - em não modificar a equipe quando o placar está adverso e o time não encaixa. Contra-ataque tricolor. 3 a 0, caixão e vela verde, vermelha e branca. As entradas de Felipe e Kim foram tardias e, após trezentos cruzamentos, um achou a cabeça do robozão Eduardo Costa, que havia entrado no lugar do Bastos. Mudança tão inútil quanto o gol vascaíno, se não para amenizar o ar de goleada. 

Diego Souza, irregular há dezenas de partidas, se limita a receber bolas de costas para a marcação e escondê-las sem objetivo de gol, colocando fim à coletividade. Não é a primeira vez que digo. Contra o Flamengo, teve a estrela de desempatar a partida. Um lampejo e nada mais. Juninho e Dedé foram os únicos que se safaram da atuação abaixo do esperado da equipe, após um desempenho 100% na Taça GB. Rodolfo, ah, Rodolfo! Você não é um Neymar para fazer firulas, dar chapéu e muito menos volante para sair jogando. 

É preciso que Rômulo, Eder Luis e o versátil Allan voltem urgentemente a jogar. E que o Vasco tenha equilíbrio em partidas decisivas como a de ontem e as próximas da Libertadores. Mas o grupo, num geral, não pode ser desmerecido. A união e regularidade já os fez chegar às últimas etapas de cinco campeonatos em intervalo de um ano. A dupla Ricardo-Cristóvão tem muitos méritos e nenhum 2º lugar vai apagar a gana desse Gigante, que despertou após anos decadentes.

Ajustes e críticas à parte, como já havia dito, é muito bom voltar a incomodar e chegar em finais. Ser vice-campeão é do jogo. A história do Vasco da Gama é de conquistas, glórias e ser segundo colocado também engrandece uma equipe que tem ido até o fim na maioria das competições. Mas, tentar gozar com o dos outros parece ser muito melhor, né?!

Quanto ao Fluminense, campeão da Taça Guanabara, só falta acertar o sistema defensivo, que ainda deixa a desejar. Do meio pra frente, pode fechar os olhos e agradecer, Abel!  

2 comentários:

Gabriel Corona disse...

Ótimo texto. Sem muito o que dizer sobre o vasco, só me resta agradecer por tantas falhas.
Sem dúvida, essa foi a melhor apresentação do tricolor este ano. Começou o campeonato passando uma desconfiança para os torcedores, que esperavam uma campanha semelhante ao do rival cruzmaltino (100% de aproveitamento) pelo seu plantel. Por fim conquistou a vaga para a semi na última rodada e conseguiu chegar ao tão esperado título da TG, que desde 1993 (também em cima do vasco) não ia para as laranjeiras.

Léo Rodrigues disse...

Boa tarde Rhayan Esteves. Eu estagio no Faesa Digital junto com sua irmã, Samsara, e ela me apresentou esse seu texto para dar uma lida.

E olhaa, merece nota 10, viu?! Super criterioso todos os detalhes que você fez quando abordava qualquer assunto, e também é interessante o fato de tu ter criado um método para o seu texto; dirigido para leitura de torcedores do Vasco.

E, mediante a isso, é super empolgante a leitura até para quem não torce pela equipe (eu mesmo sou Tricolor xD), pois você consegue dosar o lado torcedor com o lado imparcial. Fala enaltecendo o Vasco sem desmerecer o adversário.

E essa é uma característica que, por exemplo, o GE sempre busca naquele seus Blogs do Torcedor, num tem? Apesar de que tem uns que exageram no ponto. rsrs Mas é esse o verdadeiro perfil de interesse.

Não tem o menor problema, não vai contra nenhum princípio jornalístico, apresentar um conteúdo principalmente futebolístico, que fale mais de um time do que de outro; sendo bem direto. Até mesmo pela questão do critério utilizado, que é fundamental. Um texto para vascaínos.

E quando você consegue entrosar o quesito torcida/imparcialidade, merece o respeito de qualquer um que leia!

Tudo bem que você deu uma escapada com o gozar com o pau dos outros. rsrsrs Coisa que os mulambos sempre fazem, né? Pronto, já estou escapando também. kkkkkkkk

Super bacana, e siga desenvolvendo o seu talento ;D Qualquer jogo do Vasco você escreve, e nunca é uma obrigação fazer texto grande pra que ele fique bom. Quanto maior melhor, claro. RS Mas caso um dia um texto seu saia pequeno, não é por isso que ele está ruim.

Grande abraço, e te convido a ler o que eu escrevi também >..< Este dirigido para torcedores do Fluminense \o/ rsrs

http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=238143602946259&id=100002742580427

Aproveita e me adiciona que eu aceito depois xD
Valeeu!!