quarta-feira, 14 de abril de 2010

Onde estão nossos goleadores?

Há oito anos, atuando pelo Vaxcão, Romário chegava aos 831 gols e se igualava à Zico como segundo maior artilheiro brasileiro na história. http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/77446.shtml O Baixinho tornou-se definição de matador, merecia até um verbete no Google quando digitássemos essa palavra. Frio e calculista, praticamente não errava dentro daquele miúdo espaço de campo; a pequena área, que para ele, parecia mais um latifúndio.

Um degrau abaixo e talvez o último dessa gloriosa escada de goleadores tupiniquins, está Ronaldo. Mesmo sem as avassaladoras arrancadas de antes e com muitos quilos a mais, estufar a rede para o Fenômeno parece brincadeira de criança. A inteligência e lucidez do Gordinho prevalece sobre muitos estabanados defensores dos campeonatos daqui. Até mesmo as raras exceções, como Miranda e André Dias, já foram atordadas pelo talento de Ronaldo.

Infelizmente, está chegando a hora de pendurar as chuteiras. O corintiano já revelou que ao final de 2011 larga o esporte e deixará um vazio enorme no futebol brasileiro. O último dos moicanos, dos decisivos e goleadores ao pé da letra. Quando surgirá um novo Zico, Romário ou Ronaldo?

Talentosos têm saindo pelo ladrão nos campos do País, vide o Santos do meio pra frente, mas os estufadores de rede, capazes de chegar próximo a marca do Rei máximo do futebol, não os vejo aqui.

Um parênteses: Sim, claro. Sem esquecer do folclório e político Túlio Maravilha, ainda na briga pelos mil gols em suas andanças. Seria injusto não citá-lo. Tão polêmico e divertido. Poderia ensinar muitos atancates seu maior ofício: fazer gol.

2 comentários:

Cassio disse...

To aew...kkkkkkkkkkkkk...pelé, romario, zico, ronaldo e cassio...kkkk

robinho disse...

bruno mezenga tá ai..